quarta-feira, 9 de abril de 2014

Plano anual 2014 SPE Ocupacional

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE
DIRETORA: NEYDE T. MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI F. WATHIER
PROFESSORAS: ELISA HENKLEIN E TOMÉA T.T. VINCENZI







PROPOSTA DE TRABALHO ANUAL
SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECIFICO OCUPACIONAL 01
VESPERTINO












SÃO MIGUEL DO OESTE, 2014
PERFIL DA TURMA

A turma de SPE/Ocupacional 01 atende nove alunos com idades entre 19 e 55 anos. Destes três são moças e seis rapazes.
Um dos alunos reside em Barra Bonita, um em Bandeirante e os demais em São Miguel do Oeste.
Destes alunos dois são cadeirantes, três precisam de apoio para se locomover, sendo que um deles utiliza andador, no entanto cai com frequência e necessita de auxilio constante.
São sete alunos com Deficiência intelectual e múltipla (3 DI e DV, 4 DI e DF) e dois apresentam apenas Deficiência Intelectual. Destes alunos oito tem baixo nível funcional.
A comunicação se dá através de sons, gestos, expressões faciais, fala, comunicação alternativa, risos e choros. Dois alunos comunicam-se com clareza e os demais utilizam-se de alternativas de comunicação.
Nas atividades de vida diária e prática a maioria necessita de supervisão, alguns são totalmente dependentes, necessitando de intervenção direta. Dois alunos usam fraldas, uma precisa ser lembrada de usar o sanitário e os demais usam o sanitário com pouca supervisão.
Para a realização das atividades pedagógicas todos necessitam de mediação, alguns precisam ainda de ajuda na realização.
Os alunos desta turma possuem dificuldades acentuadas na elaboração de conceitos, coordenação motora, atenção, memória.
São desenvolvidos os seguintes projetos: papel reciclado, mudas de flores.
Recebem atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, tem aulas de informática, artes e educação física.


INTRODUÇÃO
            A turma de SPE/Ocupacional atende alunos com idades entre 19 e 55 anos, com frequência diária. Visa oferecer oportunidades de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de habilidades dos educandos que contribuam com a realização pessoal.
            Nesta turma serão proporcionadas atividades prazerosas e significativas, trabalhando os conceitos essenciais, priorizando a ocupação, saúde, lazer, socialização.
            Esta proposta de trabalho tem como base a teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, que enfatiza o desenvolvimento das capacidades humanas através do estímulo da zona de desenvolvimento proximal e da interação social como maior ambiente de aprendizagem.

OBJETIVO DA TURMA
            Possibilitar o desenvolvimento das habilidades do educando, através de atividades significativas que contribuam para sua realização pessoal e maior autonomia, sobretudo resgatar sua auto-estima, tornando-o parte integrante de uma sociedade.

FILOSOFIA
A Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimentos sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes adequadas para o convívio familiar, escolar e social.”.

OBJETIVO GERAL
            Facilitar a relação de autonomia no convívio escolar, familiar e social.

CONCEITOS ESSENCIAIS
ü  Múltiplas linguagens
ü  AVD’s e AVP’s
ü  Números
ü  Identidade
ü  Espaço e tempo
ü  Seres bióticos e abióticos
ü  Corporeidade
ü  Teatro
ü  Musicalidade
ü  Artes plásticas

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
·         Culinária: proporcionar atividades no espaço educativo, onde o educando possa reconhecer os materiais utilizados neste ambiente e suas funções, como também, adquirir independência no preparo de alimentos e manuseio dos utensílios domésticos.
·         Mate: apreciar o mate, semanalmente, pois sabemos que o mesmo faz parte da nossa cultura. Oportunizando assim a vivência da roda de um bom chimarrão.
·         Música: proporcionar aos educandos a vivência e experimentação de diversos ritmos, sons e expressões corporais, visando o aprimoramento da consciência corporal, o acervo motor e ritmo dos mesmos.
·         Auto cuidado: desenvolver hábitos de higiene, resgatando a auto-estima e, consequentemente uma qualidade de vida melhor. Como também reconhecer materiais de higiene e suas funções.
·         Conhecimentos gerais: contextualizar o mundo de acordo com a vivência dos alunos, viabilizar o letramento social, aprendizado dos significados. Leitura de mundo e cada aluno contextualizando seus saberes fazendo sua história.


JUSTIFICATIVA
            Considerando as experiências vivenciadas nas relações escolares, familiares e sociais percebemos a necessidade de articular ações práticasde autogestão a fim de desenvolver atitudes de autonomia promovendo a qualidade de vida às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.


METODOLOGIA
            Dar-se-á por meio de planejamento diário no caderno, respeitando a idade e os saberes dos alunos, com conteúdos significativos para o desenvolvimento global dos educandos. Serão utilizados recursos variados para que o aprender se torne mais prazeroso e significativo.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será de forma processual e contínua, através de registros no caderno de avaliação e semestralmente com boletins para os pais e no fim do ano com avaliação descritiva individual na pasta de cada aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apostila da Fundação Catarinense de Educação Especial – Centro de Educação e Vivência – CEVI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário