ESCOLA
ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE
DIRETORA:
NEYDE T. MARCONATTO
ORIENTADORA:
ROSANI F. WATHIER
PROFESSORAS:
ELISA HENKLEIN E TOMÉA T.T. VINCENZI
PROPOSTA
DE TRABALHO ANUAL
SERVIÇO
PEDAGÓGICO ESPECIFICO OCUPACIONAL 01
VESPERTINO
SÃO MIGUEL
DO OESTE, 2014
PERFIL
DA TURMA
A
turma de SPE/Ocupacional 01 atende nove alunos com idades entre 19 e 55 anos.
Destes três são moças e seis rapazes.
Um
dos alunos reside em Barra Bonita, um em Bandeirante e os demais em São Miguel
do Oeste.
Destes
alunos dois são cadeirantes, três precisam de apoio para se locomover, sendo
que um deles utiliza andador, no entanto cai com frequência e necessita de
auxilio constante.
São
sete alunos com Deficiência intelectual e múltipla (3 DI e DV, 4 DI e DF) e
dois apresentam apenas Deficiência Intelectual. Destes alunos oito tem baixo
nível funcional.
A
comunicação se dá através de sons, gestos, expressões faciais, fala,
comunicação alternativa, risos e choros. Dois alunos comunicam-se com clareza e
os demais utilizam-se de alternativas de comunicação.
Nas
atividades de vida diária e prática a maioria necessita de supervisão, alguns
são totalmente dependentes, necessitando de intervenção direta. Dois alunos
usam fraldas, uma precisa ser lembrada de usar o sanitário e os demais usam o
sanitário com pouca supervisão.
Para
a realização das atividades pedagógicas todos necessitam de mediação, alguns
precisam ainda de ajuda na realização.
Os
alunos desta turma possuem dificuldades acentuadas na elaboração de conceitos,
coordenação motora, atenção, memória.
São
desenvolvidos os seguintes projetos: papel reciclado, mudas de flores.
Recebem
atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, tem aulas de
informática, artes e educação física.
INTRODUÇÃO
A turma de SPE/Ocupacional
atende alunos com idades entre 19 e 55 anos, com frequência diária. Visa
oferecer oportunidades de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de
habilidades dos educandos que contribuam com a realização pessoal.
Nesta turma serão proporcionadas atividades prazerosas e
significativas, trabalhando os conceitos essenciais, priorizando a ocupação,
saúde, lazer, socialização.
Esta proposta de trabalho tem como base a teoria
sócio-histórica cultural de Vygotsky, que enfatiza o desenvolvimento das
capacidades humanas através do estímulo da zona de desenvolvimento proximal e
da interação social como maior ambiente de aprendizagem.
OBJETIVO DA TURMA
Possibilitar o desenvolvimento das habilidades do
educando, através de atividades significativas que contribuam para sua
realização pessoal e maior autonomia, sobretudo resgatar sua auto-estima,
tornando-o parte integrante de uma sociedade.
FILOSOFIA
A
Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “desenvolver uma proposta de
ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades
funcionais e de conhecimentos sistematizados, proporcionando assim o
desenvolvimento da vida prática e atitudes adequadas para o convívio familiar,
escolar e social.”.
OBJETIVO GERAL
Facilitar a relação de autonomia no convívio escolar,
familiar e social.
CONCEITOS ESSENCIAIS
ü Múltiplas
linguagens
ü AVD’s
e AVP’s
ü Números
ü Identidade
ü Espaço
e tempo
ü Seres
bióticos e abióticos
ü Corporeidade
ü Teatro
ü Musicalidade
ü Artes
plásticas
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS
·
Culinária: proporcionar atividades no espaço
educativo, onde o educando possa reconhecer os materiais utilizados neste
ambiente e suas funções, como também, adquirir independência no preparo de
alimentos e manuseio dos utensílios domésticos.
·
Mate: apreciar o mate, semanalmente, pois
sabemos que o mesmo faz parte da nossa cultura. Oportunizando assim a vivência
da roda de um bom chimarrão.
·
Música: proporcionar aos educandos a vivência
e experimentação de diversos ritmos, sons e expressões corporais, visando o
aprimoramento da consciência corporal, o acervo motor e ritmo dos mesmos.
·
Auto cuidado: desenvolver hábitos de higiene,
resgatando a auto-estima e, consequentemente uma qualidade de vida melhor. Como
também reconhecer materiais de higiene e suas funções.
·
Conhecimentos gerais: contextualizar o mundo
de acordo com a vivência dos alunos, viabilizar o letramento social,
aprendizado dos significados. Leitura de mundo e cada aluno contextualizando
seus saberes fazendo sua história.
JUSTIFICATIVA
Considerando as experiências vivenciadas nas relações
escolares, familiares e sociais percebemos a necessidade de articular ações
práticasde autogestão a fim de desenvolver atitudes de autonomia promovendo a
qualidade de vida às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.
METODOLOGIA
Dar-se-á por meio de planejamento diário no caderno,
respeitando a idade e os saberes dos alunos, com conteúdos significativos para
o desenvolvimento global dos educandos. Serão utilizados recursos variados para
que o aprender se torne mais prazeroso e significativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma processual e contínua, através
de registros no caderno de avaliação e semestralmente com boletins para os pais
e no fim do ano com avaliação descritiva individual na pasta de cada aluno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apostila da Fundação
Catarinense de Educação Especial – Centro de Educação e Vivência – CEVI.
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